Autor: @mestredosfatalitys (Jefferson)

A Sony tem sua origem em 1946 no Japão, os primeiros grandes sucessos do console Playstation foram oriundos de mentes da terra do sol nascente, mas no último State of Play Japan (evento dedicado ao Japão) e com a divulgação das vendas mais recentes de games pela Revista Famitsu, parece que a empresa se esqueceu de sua origem.
Quando observamos os jogos mais vendidos nos consoles Playstation 1 e 2 que são responsáveis por solidificar a SONY no mercado, vemos a clara dominância de títulos produzidos por empresas nipônicas, entre as 10 primeiras posições cerca de 6 a 7 títulos confirmam isso, sendo nomes que foram capazes de revolucionar e popularizar gêneros como o primeiro Gran Turismo e Final Fantasy VII um marco mundial nos RPGs. Entretanto não vemos mais os chamados “Triplo As” japoneses vendendo bem no console, a lista de vendas divulgada pela Famistu mostra a clara dominância de jogos da Nintendo, o Switch 2, Oled Model e Lite oculpam as primeiras posições de consoles mais vendidos, será a morte do Playstation no Japão?


Outro ponto marcante para a perda desse mercado foi o fechamento da Sony Japan Studio em 2021, essa divisão da empresa foi responsável por diversos títulos inovadores e criativos, games como: Ape Escape, Arc the Lad, Patacon, Locopoco, Siren, Gravity Rush entre outros. A Sony parece ter tentado abraçar o mundo, mas se esqueceu de sua origem, e de seus primeiros fãs que compraram lá em 1994 o marcante Playstation 1, quebrando a hegemonia da Nintendo que durava décadas na terra dos samurais.


